Skip to content Skip to footer

Os 5 trilhos para viver a verdadeira essência do Algarve

Num Algarve repleto de paisagens em tons de mar espalhadas em cada canto, por vezes, esquecemo-nos das diversas experiências que poderemos usufruir nesta região em detrimento dos típicos dias na praia a apanhar sol e mergulhar nas águas dos mares do oceano atlântico.

Num ambiente mais pedestre, a região algarvia surpreende-nos com trilhos que o permitem contactar com a natureza de forma mais esplêndida, alguns com distinções de melhores destinos de caminhadas na Europa.

Desafiámo-lo a ficar a conhecer um pouco melhor os seguintes 5 trilhos e passadiços do Algarve que são verdadeiros convites de caminhadas ao sabor da maré.

Passadiços do Alvor

Estes passadiços, situados nem Portimão, demonstram ser um verdadeiro apelo à observação da beleza natural das dunas e da Ria de Alvor.

Com cerca de 6km (12 km ida e volta), o percurso inicia-se na Praia dos Três Irmãos e termina na Ria de Alvor e são considerados os maiores passadiços do Algarve.

A biodiversidade presente na Ria de Alvor e estuário Arade até às praias de areias douradas e águas nítidas do concelho fazem com que este trilho seja uma experiência enriquecedora ao nível paisagístico.

Trilho dos 7 vales suspensos

O percurso tem uma distância de 6k (12km se contemplarmos ida e volta) e situa-se em Lagoa.

É marcado por ser um trilho que se desenrola ao longo da arriba costeira, entre a Praia da Marinha e a Praia Vale de Centeanes.

O nome deste trilho advém dos sete vales suspensos que os caminhantes atravessam ao longo do caminho, que historicamente se pensa ter associação à foz de uma linha de água que desaguava diretamente no mar.

Percurso Pedestre das Cascatas da Serra de Monchique

O Percurso Pedestre das Cascatas é um dos trilhos montanhosos de eleição da região do Algarve.

É um trilho circular com partida e chegada na Foia (16,6km de distância), o ponto mais alto do Algarve a 900m de altitute e que, tal como o nome indica, passa perto de várias cascatas, mas também de bosques e exemplares da flora única da serra de Monchique.

Algumas das mais emblemáticas são a Cascata do Barbelote, a Cascata do Chilrão e a Cascata do Penedo do Buraco.

Em dias com boa visibilidade consegue-se avistar o Cabo de São Vicente e Faro.

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade

Este percurso situado no concelho de Lagos é direcionado especialmente aos amantes de escultura. E se há primeira vista pode não perceber a associação, depois de observar os elementos da natureza com que vai ser rodeado tudo vai fazer sentido.

Ao longo de todo o caminho vai ser surpreendido por grutas e formações rochosas esplêndidas que foram esculpidas pelos ventos e pelo mar ao longo de milhares de anos, algumas atingindo vinte metros de altura.

São 4km (8km ida e volta) de um caminho que também contempla piscinas naturais e um mar de tons azul-turquesa e verde-esmeralda e que lembram um quadro vivo cuidadosamente pintado pela natureza.

Trilho da Praia do Barril

Com apenas 1,5km de distância (3km ida e volta) e localizado em Tavira, este é o trilho mais curto desta seleção, mas que surpreende pela diversidade de fauna e flora que contempla.

Com início em Pedras d’El Rei, o percurso engloba passagem pelo Canal de Tavira através de uma ponte pedonal rumo à Praia do Barril. Uma das praias que através de uma “língua” areia de dunas naturais separa o mar da Ria Formosa.

No final do percurso, é surpreendido com o icónico Cemitério das Âncoras, o local onde foram colocadas as âncoras da antiga frota da pesca do atum.

Depois de selecionar um ou mais trilhos para a próxima visita ao Algarve termine o seu dia a brindar com os vinhos Villa Alvor.

Villa Alvor Preloader