Skip to content Skip to footer

10 sabores típicos do Algarve

O Algarve sabe a mar e a campo. A confluência de culturas, nomeadamente da cultura árabe, está na génese da identidade culinária algarvia. O seu caráter natural, fresco e saboroso espelha os benefícios da dieta mediterrânica. O outro lado do Algarve leva-nos à descoberta de ingredientes típicos que se harmonizam em torno de sabores únicos.

 

Salada Algarvia

Com uma base de tomate, pepino e pimento à qual é, por vezes, adicionada cenoura, esta refrescante e saudável salada é o acompanhamento ideal para, entre outros, os pratos de peixe fresco que abundam nesta região.

 

Cenouras à Algarvia

Esta entrada, ou acompanhamento, é composta de cenouras cozidas, alho e coentros picados,

temperados com vinagre, azeite, sal e pimenta, que ficaram a marinar por algum tempo. A aparente simplicidade desta proposta contrasta com a surpresa que proporciona.

 

Xarém

Xarém (ou xerém) é um prato típico algarvio com base em farinha de milho e geralmente preparado com marisco, bacon ou chouriço. Servido como entrada ou como prato principal, o xarém proporciona uma verdadeira experiência gastronómica.

 

Conquilhas à Algarvia

Preparadas com alho, coentros e um zest de limão, as conquilhas à Algarvia recordam tardes de verão durante as quais as histórias partilhadas têm sabor de maresia.  Saborear estas conquilhas, como entrada ou petisco, acompanhadas pelo vinho Villa Alvor Colheita branco, é desfrutar da essência desta região.

 

Ostras

Sendo um dos maiores produtores de ostras do país (ria do Alvor e ria Formosa), o Algarve é uma das melhores regiões para quem aprecia a frescura desta iguaria. Servidas com o Villa Alvor Singular Sauvignon Blanc, proporcionam uma experiência enogastronómica que não deixará ninguém indiferente.

 

Cataplana

A cataplana é o prato mais icónico do Algarve. De marisco, peixe ou carne, os principais ingredientes, daquela que é referida como sendo a cataplana original algarvia, são a amêijoa, o presunto e o peixe-monge, com cebola e molho de alho.

O nome cataplana não se refere apenas ao nome deste prato, mas também ao recipiente de cobre, de origem árabe, em que a receita é cozinhada a vapor, retendo todo o aroma e sabor dos ingredientes.

 

Muxama de atum com amêndoas do Algarve

Denominada por alguns de presunto do mar, esta iguaria, tradicional do Algarve, é composta de lombos de atum salgados e secos. A técnica, para obter a muxama, foi desenvolvida pelos povos mediterrânicos, há mais de 2000 anos. A muxama poderá ser apreciada de diversas formas, nomeadamente com amêndoas do Algarve.

 

Morgadinho

Este doce tradicional do Algarve é feito de pasta de amêndoa cheia de fios de ovo doces, em forma de cúpula e coberta de fondant de chocolate branco com uma bola de açúcar prateada no topo.

 

Dom Rodrigo

Este doce premiado é uma criação com fios de ovo doce, creme de ovo doce aromatizado com canela, embrulhados em folhas coloridas. Uma verdadeira tentação!

 

Tarte três delícias

São utilizados nesta tarte três ingredientes muito comuns e tradicionais no Algarve: o figo, a amêndoa, e a alfarroba. A sua combinação está na génese desta tarte surpreendente e deliciosa.

 

O Algarve sabe a memórias que vale a pena explorar e partilhar.