Skip to content Skip to footer

Roteiro pelos Sabores do Algarve: A Essência da Tradição e da Inovação

O outro lado do Algarve leva-nos a descobrir lugares e pessoas que nos marcam pela forma como se dão a conhecer. Encontros que sabem a pouco, mas que ficam na nossa memória.

O ponto de partida deste roteiro localiza-se perto do rio Arade, onde a ancestralidade da tradição conserveira se alia à qualidade da inovação.

 

Conserveira do Arade

Fomos recebidos na Conserveira do Arade pelo Vincent, pelo Manuel e pela Elisa. Antes da nossa visita, tínhamos encontrado no site “Feito de pessoas para pessoas”. Assim que entrámos na conserveira, percebemos o sentido desta frase.

Na génese desta paixão, revestida de negócio, o encontro entre o Vincent sonhador e o Manuel cuidador, ambos apaixonados pelo «merroir» do Algarve. Deixando para trás as suas carreiras, na Bélgica no caso do Vincent e em Inglaterra no caso do Manuel, apostaram na fórmula em que sempre acreditaram: processos de fabrico próprios.

Certificação de Produtor Artesanal

Ao longo da nossa visita, fomos observando e percebendo o que esteve na origem da atribuição da certificação de produtor artesanal a esta conserveira:

  • Produção Manual: Com aposta no capital humano em detrimento de processos mecanizados.
  • Produção em Pequena Escala: Pequenos lotes controlados, na origem de produtos de excelência.
  • Matéria-Prima: Da maior qualidade e local, de modo a preservar a máxima frescura e respeitar a identidade da região.

 

Uma gama de produtos únicos

Apreciadas mundialmente, as conservas portuguesas passaram por um período de declínio, como sucedeu na bacia do Arade que, no final do século passado, “ficou órfã de fábricas de conservas”. Tudo viria a mudar em 2015, com o nascimento da Conserveira do Arade que daria assim vida ao sonho do Vincent e do Manuel.

Conservas e Petiscadas

Depois de termos terminado a nossa visita guiada, temperada pelas histórias e sentido de humor do Vincent, o Manuel e a Elisa deram-nos a conhecer a gama de produtos:

  • Conservas em lata Papa Anzóis: Esta marca de conservas consolida o passado, o presente e o futuro da indústria conserveira. Com uma imagem elegante, as conservas Papa Anzóis preservam as propriedades organoléticas do peixe fresco através do recurso de a um processo de desidratação, em detrimento da pré-cozedura. Sardinhas e carapaus condimentados com limão e azeite, malagueta e azeite ou cravinho e azeite. Sabores autênticos que não deixarão ninguém indiferente.
  • Conservas em frasco de vidro Saboreal: Nascem da tradição e da inovação, com recurso a peixe desfiado e a legumes e condimentos do Algarve. Cavala, carapau, atum, sardinha, tainha e bacalhau podem ser apreciados nestas petiscadas ricas em cor e sabor. Estes produtos gourmet poderão ser saboreados em receitas simples de realizar, como batata recheada com atum à Algarvia ou pizza com Petiscada de sardinha e rúcula.

Como criar uma experiência enogastronómica?

Aliar «terroir» e «merroir» numa harmonização entre vinhos e conservas é desfrutar de uma experiência única em qualquer época do ano. Envoltos em histórias à desgarrada, não partimos da Conserveira do Arade sem antes realizar uma prova.

  • Villa Alvor Singular Sauvignon Blanc: para harmonizar com a singularidade deste Sauvignon Blanc, em terroir algarvio, optámos por conservas Papa Anzois de sardinhas, com azeite virgem extra biológico, e com limão e azeite. A pureza da casta, posta em evidência de forma surpreendente neste vinho exuberante, mas delicado, casou na perfeição com a sardinha. No nosso grupo, não existiu consenso em relação a qual a opção de conserva mais deliciosa.
  • Villa Alvor Singular Alicante Bouschet: para apreciar a elegância deste Alicante Bouschet, desafiámos os sentidos em torno de conservas Papa Anzóis de sardinhas com tomate picante. A intensidade aromática deste vinho, evidenciando-se a presença de notas de fruta vermelha madura, harmonizou muito bem com a sardinha temperada em tomate. Com uma estrutura aveludada, este vinho seduziu-nos pela sua untuosidade.

 

Conservas e Vinhos, Múltiplas Sensações

O outro lado do Algarve leva-nos a descobrir produtos que refletem a essência de uma região única como o Algarve. Ao sabor do tempo, as conversas fluem como ondas no mar. Na Conserveira do Arade, banhamo-nos numa experiência que recordaremos. Se ficou com água na boca, marque aqui a sua visita ou partilhe um momento de prazer com os produtos da Conserveira do Arade e os vinhos Villa Alvor.

Explorar o outro lado do Algarve é um convite à descoberta de produtos que refletem a essência de uma região única. As conversas fluem como ondas do mar que nos ensinam a saborear o tempo. Na Conserveira do Arade, vivemos uma experiência inesquecível que ficará na memória. Se ficou com água na boca, marque aqui a sua visita ou partilhe um momento de prazer com os produtos da Conserveira do Arade e os vinhos Villa Alvor.