Skip to content Skip to footer

7 Pratos do Algarve para celebrar o Natal

O Algarve mantém bem vivas as tradições natalícias. A pensar nesta época festiva, preparámos um menu especial com os vinhos Villa Alvor.

 

1. Polvo

De grande qualidade, o polvo do Algarve é muito apreciado pelo facto de crescer em águas limpas, com temperaturas ideais e ricas em marisco e peixe.

Podendo ser confecionado de diferentes maneiras, aprecie esta iguaria com o vinho Villa Alvor Singular Sauvignon Blanc, um vinho branco aromático e textura sedosa, e desfrute de uma harmonização única.

 

2. Bacalhau cozido

O tradicional prato de bacalhau cozido, acompanhado de batatas e legumes, também marca presença nas celebrações de Natal algarvias. Domus, que significa Lar em Latim, é um vinho branco da marca Villa Alvor que convida a explorar o que de melhor se faz no Algarve.  Esta é uma combinação ideal para esta ocasião especial.

 

3. Cabidela de galinha

No Algarve, este prato tem a particularidade de ser confecionado com batata. Aprecie esta receita com o Villa Alvor Singular Negra Mole, um vinho tinto da casta Negra Mole, autóctone desta região. Uma harmonização apaixonante que expressa a essência algarvia.

 

4. Galo assado

O Natal é também feito de memórias, como as da chef algarvia Noélia Jerónimo, cuja receita «o meu galo de Natal» necessita de todo um ritual de preparação. Pela sua singularidade e frescura, o vinho rosé Villa Alvor Singular Moscatel Galego-Roxo sublimará este prato, não deixando ninguém indiferente.

 

5. Perú assado

O perú assado, com ou sem recheio, é mais um dos clássicos da quadra natalícia. Com variações de região em região, pode ser servido com castanhas e legumes. Partilhe uma experiência diferente acompanhando este prato com o vinho Villa Alvor Colheita branco.

 

6. Milhos aferventados

Uma receita muito antiga da serra de Monchique e que ainda hoje é celebrada em muitos locais da região algarvia. Com um perfil aveludado e expressivo, o Villa Alvor Colheita tinto revela aromas delicados a ameixa fresca. Elegante, este vinho é perfeito para harmonizar com a cultura algarvia que encontramos neste prato.

 

7. Azevias

As azevias, um pastel de massa doce recheado de batata-doce com canela e polvilhado de açúcar, são uma das sobremesas típicas, à mesa de Natal, na região algarvia. Acompanhe esta sobremesa com o Villa Alvor Colheita Rosé e finalize a sua refeição com uma viagem dos sentidos em torno dos aromas florais e deliciosas notas a frutos silvestres deste vinho.

 

Feito de memórias e partilhas, o Natal no Algarve tem um sabor especial.